quinta-feira, 12 de março de 2009

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A música faz parte da cultura de um povo e nós brasileiros temos um riquíssimo repertorio musical com o qual temos contato desde nosso nascimento. Ela contribui na educação e no desenvolvimento infantil, através dela a criança desenvolve a capacidade de ouvir, perceber os diferentes sons, transmite sensações e também socializa.
A música é uma forma de linguagem universal que se traduz em formas sonoras capazes de expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silencio (RCNEI, v.3,l996).
A música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, favorece o bem-estar e o crescimento das potencialidades das crianças, pois fala diretamente ao corpo, a mente e as emoções. As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação, desenvolvendo na criança o conceito de grupo. Ao expressar-se musicalmente ela libera suas emoções, criando um sentimento de segurança e auto-realização.
A musicalização tem por objetivo fazer com que a criança torne-se um ouvinte sensível de música com um amplo universo sonoro. As atividades de musicalizacão fazem com que a criança se conheça melhor e ao outro, desenvolve sua noção de esquema corporal. Ao trabalhar com sons ela desenvolve sua compreensão auditiva, ao acompanhar com gestos ou dançar trabalha a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons descobre suas capacidades e estabelece relações com o ambiente em que vive.
A música na Educação Infantil tem sido usada com vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos, memorização de conteúdos, realizações comemorativas, deixando pouco ou nenhum espaço ás atividades de criação ou as questões ligadas à percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons. A música é tratada como se fosse um produto pronto que se aprende a reproduzir e não uma linguagem cujo conhecimento se constrói. (RCNEI, v.3, l996).
O trabalho com música proposto pelo referencial curricular nacional para educação infantil é o de garantir a criança à possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, que oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos. A linguagem musical tem estrutura e características próprias devendo ser considerada como: - Produção – centrada na experimentação e na imitação, tendo como produtos musicais à interpretação, a improvisação e a composição;
- Apreciação – percepção tanto dos sons e silêncios quanto das estruturas e organizações musicais, buscando desenvolver por meio do prazer da escuta, a capacidade de observação, análise e reconhecimento;
- Reflexão – sobre questões referentes à organização, criação, produtos e produtores musicais.
Diante do exposto, deve-se ter um olhar diferenciado para o ensino da música, a escola tem que ampliar o conhecimento musical da criança. Ela deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva, permitindo que o educando se torne mais crítico. A música deve ser estudada como matéria em si, como linguagem artística, como forma de expressão e bem cultural.

REFERENCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v3


CAVA, Laura Célia Sant’Ana Cabral. Fundamentos e Metodologias do ensino de artes e da música. In: UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Curso Pedagogia: módulo 4. Londrina: UNOPAR, agosto de 2007.

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