terça-feira, 10 de março de 2009

Fazendo Arte com Juarez Machado

PROJETO: FAZENDO ARTE COM JUAREZ MACHADO
Tema: O CIRCO
Turma: Jardim II e III (3 e 4 anos)

Justificativa: A produção artística registra a natureza, o meio ambiente e os acontecimentos sociais. Através das obras de artes as crianças compreenderão a natureza como um meio dinâmico e o ser humano como um ser social, agente transformador desse meio, considerando sua relação com os demais seres e outros componentes do ambiente. O projeto pretende despertar o interesse pela arte e pelo artista plástico Juarez Machado por ser um artista joinvillense e o circo ser o tema de uma tela pintada pelo mesmo. As crianças deverão interpretar a obra de arte “O circo” observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e idéias e com liberdade poderão criar, representar e construir seus conceitos.

Objetivos:
- Conhecer a biografia do artista plástico Juarez Machado.
- Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma e textura.
- Interpretar a obra de arte “O circo” compreendendo sua função comunicativa.
- Fazer uma composição visual (pintura, desenho e colagem) releitura da obra “O circo”.
- Desenvolver a coordenação motora.
- Despertar o gosto pela arte e pela leitura.
- Estimular a criatividade e a imaginação.
- Valorizar e respeitar nossa cultura artística.
- Desenvolver os conceitos de quantidades, cores, texturas e formas.
-Trabalhar a psicomotricidade e a socialização.
Recursos Utilizados
Roda de conversas, livros de artes, revistas, vídeo, slides, papel Kraft, cartolina, giz de cera, lápis de cor, tinta guache, pinceis, purpurina,lantejoulas,gliter, cola.
Quadro “O CIRCO”

Áreas do conhecimento:
- Identidade e autonomia;
- Movimento;
- Música;
- Artes;
- Linguagem oral e escrita;
Desenvolvimento das atividades:
- Roda de conversa – quem já foi ao circo? O que mais gostou? O que não gostou? O que tem no circo?
- Contação de história “O circo”.
- Pesquisa: procurar em revistas fotos coloridas para fazer um cartaz sobre o circo.
- Apresentação de vídeo e slides sobre a vida do artista plástico Juarez Machado, comentando os locais que o artista pintou em nossa cidade como o “Centreventos Cau Hansen” e o “Teatro Juarez Machado”.
- Apresentação do quadro “O Circo” para as crianças fazerem uma releitura da obra utilizando colagem, desenho e pintura.
- Apresentação dos trabalhos das crianças com o comentário de cada um.

Avaliação
Será realizada em todas as etapas do projeto observações e registro de como foi o processo criativo das crianças, o progresso que tiveram dentro de seus limites individuais. Os resultados permitirão identificar as crianças com deficiências de e também a integração do grupo.


EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
O circo cativa crianças e adultos e sempre é emocionante uma apresentação circense por isso resolvi trabalhar essa obra de Juarez Machado. Desde pequena quando ouvia os alto-falantes anunciando a chegada do circo na cidade, ficava feliz e ansiosa para ver os palhaços e trapezistas, não queria perder nada, ficava com os olhos grudados no palco e ainda hoje quando vou ao circo com minhas filhas parece que retorno a minha infância, sinto a mesma emoção, fico encantada, perplexa com a agilidade dos trapezistas e muito alegre com as palhaçadas.

CONCLUSÃO
As artes visuais são uma forma de expressão e comunicação humana e estão presentes no cotidiano das crianças e adultos. A arte na educação proporciona o desenvolvimento do pensamento e amplia a sensibilidade, criatividade, percepção, reflexão, imaginação, inventividade e senso crítico.
É necessário que o professor conheça um pouco sobre a evolução do ensino da arte na educação, isto lhe possibilitará uma ação transformadora no processo ensino aprendizagem da arte, para se interferir e transformar o presente é necessário conhecer e entender o passado. O estudo das tendências pedagógicas proporciona ao professor de artes o entendimento da dimensão política que existe nas pedagogias que se adotam nas escolas e universidades, pois sua atuação em sala de aula é o resultado dessas opções. A escola precisa repensar o ensino de artes, pois mentes críticas e criadoras são estimuladas pela arte e são capazes de transformar nossa realidade em algo melhor. O professor deve proporcionar atividades teórico-práticas que visam trabalhar o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e da capacidade estética das crianças.
Ao iniciar uma aula de artes o professor deve ter domínio do conteúdo e os objetivos que deseja alcançar, pois somente assim a aula será prazerosa e proveitosa. A releitura de obras de artes desenvolve nas crianças o senso crítico, a observação, faz com que elas se sintam importantes, capazes de criar algo do seu jeito de ver e de se expressar e que possa ser apreciado por todos. Esse tipo de aula de artes é dinâmica, criativa e divertida, a criança aprende criando.


REFERENCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v3

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria e Ensino fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: artes. Brasília: MEC, 1997.

CAVA, Laura Célia Sant’Ana Cabral. Fundamentos e Metodologias do ensino de artes e da música. In: UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Curso Pedagogia: módulo 4. Londrina: UNOPAR, agosto de 2007.

SCHRAM, Mariline de Lima Korting. As tendências pedagógicas e o ensino aprendizagem da arte. Disponível em: <http://www.artenaescola.org.br/sala_relatos_artigophp?id=68>. Acesso em: 10 ago. 2007.

Um comentário:

  1. O Lili...
    Adorei esse plano de aula... e é bem interessante pois trabalha com artista da região.
    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir