quinta-feira, 12 de março de 2009

Brinquedo - Plano de Aula
Turma: Pré- escola
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Educação física, Artes, , Lingua Portuguesa.
OBJETIVOS: - desenvolver coordenação motora, noção espacial e lateralidade;
- ampliar o campo visual;
- resgatar brincadeiras antigas;
- desenvolver a interação e sociabilidade.
CONTEÚDOS:
- Educação Física: brinquedo manual como estímulo à criatividade e ao desenvolvimento da motricidade e da noção de espaço, desta forma, resgatar a brincadeira que auxilia na saúde.
- Artes: confeccionar brinquedos com sucatas.
- Lingua Portuguesa: História do brinquedo: - BILBOQUÊ
Metodologia: Para a confecção do bilboquê utilizou-se garrafas de refrigerante de 2 litros com tampas. As garrafas foram cortadas de modo que as mesmas ficassem na forma de um funil (conforme imagens abaixo), na rosca da tampa foi amarrado um barbante e depois fechou-se a tampa, na ponta do mesmo amarra-se uma bola de tecido. O jogador segura o brinquedo pelo gargalo e joga a bola para cima e tenta fazer com que a mesma caia dentro da boca da garrafa.
O bilboquê surgiu na França há mais de 400 anos. O modelo original é composto por duas peças: uma bola com um orifício e um bastão com uma extremidade afilada e um cabo que termina em forma ligeiramente côncava. O nome do jogo tem duas explicações possíveis. Pode ter derivado da junção de bille, que quer dizer pequena bola, e bouquet, que significa ponta de lança, na gíria da época. Ou se trataria de uma homenagem ao artesão chamado Bocquet, inventor do jogo. Na França, o bilboquê era um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III (1555-1589) e esteve em moda na Corte de Luís XIV (1638-1715). O bilboquê é uma bola de madeira com um furo, presa por um cordão e um bastão pontudo, onde ela deve ser encaixada. É também conhecida por 'emboca-bola.
Nome de brinquedos que comecem com a letra “B”.
Recursos: garrafas de refrigerante, tecido, cola gliter, barbante e adesivos.

Referencias:
:http://pt.wikipedia.org/wiki/bilboqu%C3%aa
http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/dia_crianca_brinquedos.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário